Onicofagia: roer, cutucar e/u arrancar partes da unha

Onicofagia é termo técnico para a ação de roer unhas – das mãos e/ou dos pés. Se houver, ainda, aquelas cutucadas persistentes em unhas e cutículas, tirar pedacinhos da unha, de modo persis-tente e contínuo, pode ser Onicotilomania.

30% da população adulta tem hábito de roer unhas. Estudo* com crianças de 4-12 anos identificou que 56,7% roía unha e 53,3% apresentava bruxismo (ação de ranger os dentes). A Onicofagia é desencadeada, principalmente por: situações de estresse, ansiedade, nervosismo, agitação, medo e preocupação. Foi o caso recente de uma participante do BBB

Pode causar problemas nas unhas: deformidade, alteração no crescimento, infecções, unha encravada. Aumenta chance de contaminação por diversas doenças, além de problemas nos dentes e face.

Não há tratamento definitivo. Justamente, por se tratar de uma condição multifatorial e emocional (torna-se uma ação inconsciente).  O tratamento deve ser individualizado, integral e multidisciplinar. É preciso considerar os aspectos emocionais, que disparam a ação da onicofagia, assim como, suas consequencias físicas – a unha encravada, por exemplo.

Onicofagia e onicotilomania são identificadas e acompanhadas na Consulta de Enfermagem, assim como, é proposto o tratamento das consequências em mãos e pés.

*Cardoso ALN, Veloso LR, Oliveira MP, Teixeira SKMO. Profile and prevalence of bruxism in children attended at a higher education institution. Bionorte. 2022 july-dec;11(2):255-64.