Microvasos: Principais Causas

Sim, microvasos podem aparecer por diferentes Causas e também por conta de Fatores de predisposição!

Entre as principais Causas estão:

a) Sedentarismo: a prática de atividade física contribui para fortalecimento muscular e cardiorrespiratório. E eles contribuem para uma boa circulação sanguínea, para o retorno venoso de pernas, por exemplo.

b) Alimentação rica em gorduras e carboidratos: alimentação tem relação com a saúde dos vasos sanguíneos! Tanto a gordura quanto os carboidratos (que são transformados em glicose) provocam lesões internas nos vasos, que progride para processo inflamatório e formação de pequenos trombos.

c)Obesidade: o sobrepeso aumenta o desenvolvimento de pequenos vasos para nutrição de todo o corpo e ao mesmo tempo influencia na perda de tensão dos vasos, fazendo com que dilatem e tornem-se insuficientes.

Entretanto, ainda existem os Fatores predisponentes para aparecimento de microvasos, que são:

a) Tratamentos hormonais: é o caso do uso de anticoncepcionais, alguns tratamentos quimioterápicos e também terapias de reposição hormonal.

b) Histórico de varizes na família: mãe, pai ou avós tiveram varizes? Fique de olho! O fator genético para insuficiência venosa é importante!

c) Gestação: o período da gestação compreende alterações físicas nas mulheres, e no caso dos vasinhos, há aumento de hormônios circulantes que provocam relaxamento da tensão dos vasos, favorecem a sua multiplicação, assim como, o peso da barriga comprimindo vasos na região de virilha e abdome.

Por isso, Causas e Fatores precisam ser avaliados individualmente para o tratamento de microvasos.
O tratamento por si só não será resolutivo sem uma avaliação completa e cuidados no pós!
Realize a Consulta de Enfermagem.