Dia Mundial da Diabetes: 14/11


Uma data em que o mundo volta-se para a necessidade de:
1.Acesso a saúde para prevenir diabetes e diagnosticar precocemente
2.O direito ao tratamento digno e com as melhores tecnologias do mercado

Neste dia, realizamos atividade de educação em saúde na cidade de São Joaquim, na Clinica Cinesi Saúde. Local que inicia suas atividades com olhar ampliado para o contexto de saúde, tratamento, reabilitação.

Diabetes é um doença crônica, para vida toda. Após seu diagnóstico é importante o acompanhamento com profissionais da saúde e cuidados em domicílio para postergar as suas complicações. Uma delas, está relacionado aos pés: o pé diabético. Conhecido pela presença de infecção fúngica, frieira, perda de sensibilidade, feridas de dificil cicatrização, neuropatia diabética (dor em pernas e pés). Na consulta de enfermagem sempre avaliamos, tratamento e reabilitamos estas complicações.

Para fechar a noite, contamos com depoimento de uma mãe e o “caminho das pedras” para descobrir a diabetes em sua bebê. Depois de muitas idas e vindas em serviços de saúde e tratamentos indefinidos, se instala um quadro de cetoacidose diabética. A busca por um serviço de maior complexidade em urgência e emergênca é que diagnostica a Diabetes Tipo 1. Caso isolado? Não, uma situação bem comum e de alto risco!

Quero parabenizar a Clinica Cinesi – @clinicacinesi por estar pensando estrategicamente na sua contribuição junto a comunidade na realização dos ciclos de palestra de educação em saúde. E quero agradecer e parabenizar a Daniela Nunes – @nunes_d uma mãe presente, atenta, cuidadosa, e que desde o diagnóstico de Diabetes Tipo 1 mudou o ponteiro da vida em 180º. Uma grande familia em uma grande causa. E a Antonia (ou como ela mesma prefere: A Tonha) já de pequeninha inspirando e participando de campanhas de conscientização sobre Diabetes.