A corrida de rua é…

…lugar onde me encontro, desencontro, recupero, ajusto os ponteiros.

Comecei caminhando em uma praça (adolescente ainda). Dando voltas e voltas e voltas. Um dia pensei em correr uma lateral da praça e caminhar as outras três, quase morri!! Mas continuei.

Depois fui me desafiando, duas laterais correndo, duas caminhando. Até que um dia (depois de meses), consegui dar uma volta inteira.

Eu lembro de tudo isso com maior carinho, pois cada pequena lateral da praça que consegui correr eu vibrei, me reconheci como pessoa, descobri um pouquinho mais sobre mim, meu corpo, capacidade e resiliência.

O corpo vai se adaptando, vai fortalecendo, você vai conhecendo novas versões de você mesmo. Você descobre o coração (que parece que vai sair pela boca), os pulmões e o controle da respiração, os joelhos que aquecem, as pernas que coçam, as mãos que incham.

Nunca vou esquecer do dia que comecei a correr e não parei. O corpo estava indo e correndo sem parar. Estava na faculdade, em um campo de atletismo da instituição que até hoje é aberto para a comunidade utilizar. E nunca vou esquecer da pessoa que estava caminhando, me observando e em um determinado momento tomou a liberdade de me dizer:

“Você não vai parar de correr?”

Eu não faço a menor ideia de quem era. Eu só ouvi e pensei:

“Esse dia vai ficar na história de minha vida!”. E fiquei correndo até o meu limite.

Eu só fui conhecer as ditas “corridas oficiais” ou “provas” em 2017. Mais de 10 anos depois de ter começado a correr.

E isso pouco importa. Quando eu corro, cada pequena conquista anterior volta a vibrar dentro de mim. Eu lembro que é preciso dedicação, superação, criatividade, cuidado e coragem. E independente de qualquer adversidade, a maior delas começa em mim mesma. Depois, alguns fatores externos podem até atrapalhar, mas nada se compara a superar um limite de si mesmo.

A corrida cuida de mim e eu me cuido para estar com ela.

Registros do Movimento Rosa 2025, um evento promovido e realizado pela @scmastologia e @sbmastologia em prol do Outubro Rosa.